Weather (state,county)

Ultimas Notícias

Corregedoria encerra no Quartel do Comando Geral correição na Capital



O Tenente-coronel Costa Lima, Corregedor Geral da PMPI, realizou na manhã desta quarta-feira, 04, no Quartel do Comando Geral, correição com o efetivo da Companhia de Comando.



A correição é uma atividade prevista na lei que criou a corregedoria da PM, e deve ser realizada anualmente em todas Unidades da Corporação, sendo, no entanto, iniciada este ano pela OPMs da Capital. Segundo o corregedor, neste ação, são averiguados como estão sendo realizados os processos administrativos, a disciplina da tropa, assim como levar, em breves palestras, conhecimentos da legislação em situações de confronto e de legítima defesa durante ocorrências policiais ou fora do serviço.

O TC Costa Lima destacou ainda que muitos dos boletins de ocorrências que chegavam ao órgão eram de situações envolvendo a vida privada dos policiais e que após as correições tem diminuído os boletins, com o esclarecimento da tropa, para buscar resolver questões particulares antes de chegar à corregedoria.

Outro aspecto abordado são as implicações da Lei 13.491/17 que trouxeram muitos crimes da esfera comum para a militar, como por exemplo, tortura, que tem uma lei específica, mas atualmente é julgada também como crime militar, assim como o de abuso de autoridade, o que tem aumentado muito as demandas na corregedoria.

As correições continuam a partir da próxima semana pelas Unidades do interior, começando por Parnaíba e demais OPMs do Comando de Policiamento do Litoral Meio Norte.


Cobertura/fotos: Sgt Paulo Brito.

Nenhum comentário