Weather (state,county)

Ultimas Notícias

Sejus inaugura a Cadeia Pública de Altos e abre 600 vagas no sistema prisional

A Secretaria de Justiça do Piauí realizou nesta segunda-feira (23/09) a inauguração da Cadeia Pública de Altos - Antônio José de Sousa Filho, localizada na BR-343, aos fundos da Colônia Agrícola Major César.





 "É o mais mais moderno presídio do estado do Piauí, com capacidade para 603 vagas, que vai nos ajudar a diminuir o déficit da população carcerária. Nós iremos receber nesta unidade presos provisórios e todos os presos, após audiência de custódia, serão deslocados para cá", diz o secretário Carlos Edilson, da Sejus.


Hoje o Piauí tem mais de 5 mil presos em suas unidades e, com a Cadeia Pública de Altos, a secretaria espera ter maior facilidade na distribuição destas pessoas.
Na unidade, serão pouco mais de 80 agentes trabalhando, conforme orientação do Departamento Penitenciário Nacional, que fez a logística da unidade. 
Nos três pavilhões da cadeia, foram instalados módulos de saúde, educação, trabalho, parlatório para advogados, espaços para visita familiar, além dos setores necessários ao funcionamento. Os agentes poderão ainda circular em um piso superior, garantindo melhor monitoramento dos presos, que permite maior segurança para a unidade. Há ainda celas para isolamento dos presos mais perigosos e espaço para dependentes químicos.





Classificação de risco
Com o presídio, a Sejus passa a implementar o sistema de classificação de risco, conforme projeto aprovado pela Assembleia Legislativa do Piauí. "Passamos a ter um sistema preparado, mais adequado, para classificação de alto, médio e baixo risco. Um caminho que estou confiante nele. Para que dentro do sistema, tendo o processo legal de julgamento, o preso possa ter esse tratamento diferenciado", comenta o governador Wellington Dias. 
fonte: 180graus.com

Nenhum comentário