Weather (state,county)

Ultimas Notícias

Antiga Casa de Custódia, uma nova realidade.

 


Desde março de 2020, com a implantação dos novos procedimentos de segurança, a Penitenciaria Professor Jose de Ribamar Leite (PPJRL), antiga Casa de Custodia,  vem passando por grandes mudanças e transformações, tanto no seu corpo de servidores como também pela convivência de internos na unidade.

Com esses novos protocolos de segurança a unidade vem dando condições para que os internos tenham a possibilidade de viver uma nova vida durante a sua permanência na unidade e que após o cumprimento de suas penas possam seguir outro caminho.

A nova visão dos Internos na unidade é de que o crime não compensa e desejam sair de cabeça erguida e viver suas vidas como cidadãos e dar exemplo para a sociedade e suas famílias.

Hoje, a PPJRL tem como pilares: o respeito, disciplina e procedimento, bases estas que estão fazendo a diferença nessa nova fase da administração da unidade, uma vez que buscam atender todos os preceitos existentes na Lei de execução Penal (LEP).

No ano de 2020 a unidade não registrou nenhuma morte, rebelião ou motim, graças a um trabalho conjunto entre Policiais Penais, órgãos da Justiça e familiares dos internos, afim de que a unidade possa dar condições reais de mudanças e ressocialização.

Deste o inicio dessa nova forma de trabalhar que a PPJRL passou por grandes mudanças, tanto estruturais (reformas e adaptações) como treinamentos para seus colaboradores. Na unidade não existe mais a presença de materiais ilícitos, tais como: ferro, celular e drogas, fruto de um trabalho dos Policiais Penais que estão se doando para que o sistema penitenciário seja um ambiente mais humanizado para o preso, familiares e para as pessoas que ali prestam serviços.

As mudanças são visíveis, tendo em vista que antes da implantação dos procedimentos de segurança a unidade tinha pouco menos de 50 internos que  diziam ser batizados em alguma religião, após a unidade proporcionar este ambiente, hoje contabiliza um total de 300 internos batizados em alguma religião, de um total de 800 presos existente na unidade. É um numero expressivo de internos que querem dar um novo sentido para suas vidas, que não desejam mais trilhar pelo caminho do crime.

segundo o Diretor da Unidade, o Policial Penal João Veloso, a unidade conta com 4 igrejas que  semanalmente dão assistência religiosa aos internos ali presentes, a saber: Católica, Universal, Pentecostal e Assembleia de Deus. somente no ultimo mês de dezembro (23/12/2020) tivemos o batizado de 67 internos pela Igreja universal, já agora neste mês de janeiro, no ultimo dia 16, tivemos o batizados de mais 68 internos pela Igreja Pentecostal, totalizando em menos de 1 mês 135 internos batizados e convertidos para Cristo.

A direção da unidade, juntamente com seu corpo de Policiais Penais, estão muito felizes por estar oportunizando e contribuído com esse ambiente de mudanças e ressocialização. 

"Esse trabalho, futuramente, irá contribui para que haja uma diminuição do crime no nosso Estado e será algo motivador para que outras pessoas não venham a adentram para o crime", finalizou o Diretor.

 

Gestores: João Veloso (Gerente) e Reginaldo Medeiros (Gerente Adjunto)

Nenhum comentário